sábado, 13 de agosto de 2011

Dia dos pais

Neste domingo muitos não vão abraçar seus pais, assim como eu. No meu caso já não convivemos há 27 anos desde que ele partiu deste lugar que chamamos de Terra. Não pude conviver com aquele que foi parte concomitante para que eu possa falar-lhes hoje. Mas eu queria dizer algumas palavras ao meu pai por aqui:

Neste dia pai, tua garotinha te fala que cresceu... Queria que você tivesse me contado histórias, que tivesse me mostrado lugares, que tivesse me dado conselhos, que tivesse me abraçado algumas tantas vezes, que tivesse me visto crescer e amadurecer. 

Queria que tivesse me colocado pra dormir, que tivesse me levado e buscado em alguma festa, que tivesse me proibido de namorar, que tivesse me posto de castigo nas vezes que quis ser rebelde sem motivo, que tivesse me ensinado sobre agricultura e sobre plantas, que tivesse tocado violão enquanto eu cantava, que me levasse ao cinema e depois dissesse que o filme estava ruim, que me levasse ao estádio, que estivesse presente.

Pai, tua garotinha agora tem 30 anos e está quase formada. Sigo minhas paixões assim como creio que me dirias. Amo a natureza, os animais, as pessoas, a vida. Aprendo a cada dia mais um detalhe que sei fazer toda a diferença no amanhã. Aprecio o bom humor e conto piadas pra ver os outros rirem, assim como sei que fazias. Agradeço sempre que apesar de teres morrido, não te mataram para mim – mantiveram a tua presença através das histórias. Não convivi contigo, mas sei que sou muito parecida com quem eras. Minha mãe diz que nunca viu alguém ser tão parecido em personalidade sem ter convivido praticamente nada. Devem ser os genes, pai, que me fizeram esta guria cheia de si e de opinião – indomável. Acredito que talvez tivéssemos brigas homéricas se tivesses permanecido por aqui. Sim, certamente teríamos.

Por muito tempo te culpei por tua morte e agora peço desculpas. Peço perdão. Na vida isso não se controla, quem vai e quem fica, e teus cigarros foram um conjunto que favoreceu a tua partida. Mas hoje, com alguns anos de observação das situações e pessoas envolvidas, entendo que isso tudo é muito mais profundo do que parece. Talvez eu nunca saiba o porquê de não ter um pai aqui comigo, alguém que eu sei que me amaria incondicionalmente e me aceitaria apesar dos meus defeitos. Que certamente me ensinaria a lidar com eles da melhor forma e ser uma pessoa cada vez mais inteira. Eu te amo pai. Feliz dia dos pais.

Da tua filhotinha, Ana Carolina.

Nenhum comentário: